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Câmara aprova minirreforma eleitoral, conheça o que muda com a proposta

14 setembro, 2023

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (14), a minirreforma eleitoral (PL 4438/23 e PLP 192/23). A medida visa aprimorar as regras relacionadas à prestação de contas, candidaturas femininas, federações partidárias e propaganda eleitoral, entre outros pontos.

 

A legalização das candidaturas coletivas para deputados e vereadores, e o transporte público gratuito obrigatório no dia das eleições, são as principais inovações. Agora, a proposta segue para o Senado Federal, onde será discutida e votada. Para que as mudanças entrem em vigor nas eleições municipais de 2024, ela precisa ser publicada até 6 de outubro deste ano, um ano antes do pleito.

 

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), relator da minirreforma, enfatizou que o objetivo principal é aprimorar o sistema atual, simplificando e corrigindo pontos frequentemente questionados na Justiça. “O texto faz pequenos ajustes na área da propaganda, prestação de contas, registro de candidatura, transparência, financiamento, entre outros. A proposta não trouxe nenhum tipo de retrocesso, muito pelo contrário, temos diversos avanços alinhados com as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral, e nós temos plena convicção de que a minirreforma vai melhorar nosso modelo eleitoral”, disse.

Novas regras das sobras

 

  • Inclui no Código Eleitoral novas regras para as chamadas “sobras” do sistema eleitoral proporcional, adotando o modelo 100/10 (para ser considerado eleito, partido do candidato precisa ter obtido 100% do quociente eleitoral e o candidato, sozinho, 10%), implementado em quatro fases.

 

 

Prestação de contas

 

  • Simplifica a prestação de contas de órgãos partidários que não tiveram movimentação financeira, nem tenham arrecadado bens estimáveis em dinheiro.
  • Simplifica a prestação de contas eleitoral quando envolvida a contratação de empresa terceirizada que, eventualmente, subcontrata serviços;
  • Disciplina a prestação de contas simplificada;
  • Disciplina o alcance do exame técnico da prestação de contas;
  • Elimina o recibo eleitoral assinado pelo doador e a prestação de contas parcial;
  • Limita a aplicação das sanções em caso de não prestação de contas partidárias apenas ao período de inadimplência.

 

 

Federação

 

  • Limitação do alcance de sanções aplicadas a órgãos de partidos integrantes de federação apenas às legendas, sem estendê-las a toda a federação;
  • Definição da aplicação da cota de candidaturas em razão do sexo no caso das federações.

 

 

Fundos

 

  • Passa a ser proibida a suspensão de repasse de cotas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha no 2º semestre de anos eleitorais (regra que já existe em relação ao Fundo Partidário);
  • Recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha ficam impenhoráveis (regra que já existe em relação ao Fundo Partidário);
  • Autoriza a contratação e pagamento de serviços de segurança pessoal independentemente do sexo do candidato, com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha;
  • Autoriza o pagamento com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha de despesas de caráter pessoal do candidato. Se o Fundo for utilizado, a comprovação é obrigatória;
  • Inclui a proporção de pessoas negras na regra de distribuição dos Fundos.

 

 

Cotas

 

  • Disciplina a distribuição de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para as mulheres;
  • Disciplina a distribuição do tempo de propaganda gratuita em eleições proporcionais para as mulheres, nos termos de consulta respondida pelo TSE, em 2022;
  • Definição legal das condutas que caracterizam a fraude à cota de sexo nas candidaturas;
  • Divulgação pela Justiça Eleitoral, 5 dias após o encerramento do prazo para pedido de registro de candidaturas, dos percentuais que os partidos devem observar para distribuição de recursos às candidaturas;
  • Amplia o rol de vítimas da violência política contra a mulher.

 

 

Registro

 

  • Cria cadastro de eventuais inelegíveis;
  • Antecipa em dez dias no período de convenções, mantida a duração atualmente em vigor;
  • Redução do prazo (de dez para seis dias) para que os partidos registrem seus candidatos. A modificação não causa prejuízo aos partidos, tendo em vista a criação da fase administrativa das campanhas, e, ao mesmo tempo, concede mais prazo à Justiça Eleitoral para o julgamento dos registros;
  • Retira o ônus dos partidos e candidatos de fornecerem certidões e documentos produzidos pelo próprio Judiciário para a fins de instrução do registro de candidatura. A rigor, na era da informação, cumpre reconhecer que não é razoável que a lei imponha um ônus ao cidadão para a obtenção de certidões emitidas pelo Poder Judiciário para apresentá-las ao próprio Poder Judiciário;
  • Alteração do prazo para o julgamento dos registros de candidatura. Atualmente é previsto o (praticamente inexequível) prazo de 20 dias antes do pleito. A proposta estabelece cinco dias antes da eleição. O objetivo é que a Justiça Eleitoral se manifeste sobre todos os registros pelo menos na instância ordinária;
  • Estabelece a fase administrativa da campanha e disciplina o que pode e o que não pode ser feito durante esse período. A criação dessa fase contribui com acréscimo de prazo para a Justiça Eleitoral julgar os registros de candidatura antes do pleito.

 

 

Candidaturas coletivas

 

  • Disciplina as candidaturas coletivas, qualificando-as como decisão interna de cada partido.

 

 

Regras de financiamento

 

  • Disciplina a utilização de recursos próprios do candidato e do vice/suplente;
  • Autoriza e disciplina as doações via Pix ou similar, de qualquer valor. Dispensa os candidatos de informarem à Justiça Eleitoral as doações recebidas por Pix ou similar – tal informação será divulgada pela própria Justiça Eleitoral;
  • Torna claro que o repasse aos candidatos por parte de empresas habilitadas pelo TSE para implementação de financiamento coletivo não configura doação de pessoa jurídica.

 

 

Propaganda

 

  • Disciplina a propaganda conjunta;
  • Regulamenta transporte público gratuito no dia da eleição.

 

 

Inelegibilidade

Redefine a data a partir da qual são contados os oito anos de inelegibilidade de agentes públicos condenados:

 

  • Senadores, deputados federais, estaduais e vereadores condenados: a partir da data em que é decretada a perda do cargo eletivo;
  • Governadores e vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos: a partir da data em que é decretada a perda do cargo eletivo;
  • Agentes públicos condenados pelo TSE: a partir da data da eleição na qual ocorreu a prática abusiva pelo qual foi punido;
  • Agentes públicos condenados pela Justiça comum: a partir da data em que é decretada a perda do cargo eletivo;
  • Agentes públicos que renunciaram para evitar perda de mandato: a partir da data de renúncia;
  • Agentes públicos condenados por improbidade administrativa: a partir da data da condenação, sendo aplicada inelegibilidade apenas àqueles condenados concomitantemente por lesão ao erário e enriquecimento ilícito.

 

 

Desincompatibilização

 

  • Unifica em seis meses antes da data da eleição o prazo para que agentes e servidores públicos que desejem se candidatar se desincompatibilizem dos cargos que ocupam;
  • Servidores públicos que não licenciarem para concorrer a cargo eletivo mas que não tiverem a candidatura apresentada por partido político ou tiverem a candidatura indeferida devem voltar imediatamente às suas funções – ou serão responsabilizados administrativamente.

 

 

Define a ideia de “dolo” para condenação por improbidade administrativa

 

  • Para que agente público seja condenado por improbidade administrativa exige que sejam comprovados ao mesmo tempo lesão ao erário e enriquecimento ilícito.

 

 

Conheça as propostas na íntegra

 

PL 4438/23

PLP 192/23

 

Ascom Deputado Federal Rubens Pereira Jr com Agência Câmara de Notícias

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Rubens Pereira Júnior é Advogado e Deputado Federal pelo terceiro mandato consecutivo, filiado ao Partido dos Trabalhadores PT.

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