Deputado Rubens Pereira Jr

ARTIGO: Uma revolução na Educação do Maranhão

Rubens Pereira Jr é advogado, deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara. 
Artigo publicado originalmente no Jornal Pequeno
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Esta frase, do educador Paulo Freire, combina bem com a política revolucionária que vem sendo executada pelo Governo do Maranhão.
Para tirar nosso estado do atraso e transformá-lo no Maranhão de Todos Nós, Flávio Dino e sua equipe olham todas as áreas. Mas dão prioridade real aos setores que mais precisam e, certamente, educação é uma delas. Esta semana, fiz um bate papo transmitido pelo Facebook com o secretário de Educação Felipe Camarão. E pude saber muito mais sobre os detalhes da revolução que está ocorrendo em nosso estado.
Desde os primeiros dias de 2015, o estado começou o maior investimento da história do Maranhão em educação. Um exemplo é a chegada de escolas de tempo integral na rede pública estadual, além de oferta da educação profissionalizante. O governo já deu os primeiros passos para atender a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de ter 25% das matrículas em unidades de tempo integral.
Já foram inauguradas ou começadas 11 escolas de tempo integral, na capital e interior; até o fim de 2016, serão entregues 7 IEMAS, com ensino médio e profissionalizante; e o governo vai entregar ainda este ano 9 Núcleos de educação em tempo integral, que atendem os alunos no contraturno.
Outro programa educacional que está mudando a vida dos maranhenses é o ‘Sim, Eu Posso’. Em 8 meses, ele ensina ler e escrever jovens e adultos que ainda não são alfabetizados. Da primeira turma, já há 9.368 jovens e adultos que estão lendo e escrevendo. Para a segunda turma do programa, mais 32 mil alunos serão atendidos em 2017.
Outra ação que chega a várias regiões do Estado é o Escola Digna que, pra começar a conversa, é o responsável por erradicar as escolas de taipa ou palha. Para qualquer maranhense, sempre doía o coração quando a TV expunha em manchetes esses locais de estudo dos nossos jovens. Até 2018, serão construídas 300 escolas de alvenaria.
E o Escola Digna faz muito mais: faz a recuperação das escolas da rede estadual. O governo vai e mexe de acordo com cada necessidade: uma manutenção, uma reforma ou a reconstrução total daquela instituição de ensino.
E os servidores públicos da educação foram um dos primeiros a perceber a diferença de gestão. Os professores tiveram 13% de reajuste salarial em 2015, por exemplo, e ganharam reforço na equipe: hoje, a rede estadual conta com 30 mil docentes. E este ano receberão novo ajuste, acima do definido nacionalmente para o piso.
Pela educação, o meu esforço também não para. Para 2017, consegui aprovar uma emenda ao orçamento federal que destina verba para apoiar a biblioteca do curso de Direito da UFMA. Outra emenda que apoiei, da bancada maranhense, destina mais R$ 30 milhões para a compra de ônibus escolares.
Nessa luta, o meu mandato continua empenhado em fazer aprovar os projetos de lei que criam mais três universidades federais no Maranhão: a do Leste, a do Oeste e a da Baixada.
Com as atuais políticas estaduais, a Educação do Maranhão está mudando as vida das pessoas. Criando um estado melhor para todos.

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem