Secretário de Direitos Humanos e militante histórico do PT, Chico Gonçalves declara apoio à Rubens

Mais uma importante liderança do PT declarou apoio à pré-candidatura de Rubens Jr (PCdoB) a prefeito de São Luís. O secretário de Direitos Humanos do Maranhão, Chico Gonçalves, usou suas redes sociais, nesta quinta-feira (23), para fazer o anúncio.

“Muitas pessoas me perguntam quem é o meu candidato a prefeito. O meu candidato é o candidato do PT. No PT, eu defendo aliança com o PCdoB, candidatura de Rubens Jr. É uma aliança pra vencer. É hora de somar forças pelo direito à cidade, pela democracia, pela vida”, afirmou Chico.

Ao agradecer o apoio, Rubens se disse orgulhoso por receber em sua pré-campanha um dos maiores quadros históricos do PT maranhense. “Chico é professor da UFMA e tem sua trajetória marcada pela relação com os movimentos sociais e culturais desde a década de 70. Nos ajudará na construção do plano de governo”, disse o pré-candidato a prefeito.

Chico Gonçalves não é a primeira liderança petista a anunciar apoio à Rubens. O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e ex-delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Lawrence Melo Pereira; e jornalista e ex-secretário Adjunto de Cidades do Maranhão, Luiz Henrique, também declararam publicamente que irão caminhar ao lado do pré-candidato do PCdoB.

Em recente entrevista, o vereador de São Luís, Honorato Fernandes (PT), afirmou que oito a cada 10 filiados do PT querem a aliança com o PCdoB nas eleições municipais de 2020 na capital. Segundo o parlamentar, o acordo deve ser selado em executiva do partido, no próximo mês.

PCdoB e PT juntos

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataIlha, e divulgada na última quarta-feira (22), revela crescimento de Rubens na corrida ao Palácio de La Ravardière.

Em um dos cenários, onde considera-se que Rubens tem o apoio do ex-presidente Lula, e também como membro do partido do governador Flávio Dino, o pré-candidato alcança o segundo lugar, ficando atrás apenas de Eduardo Braide. Entre os entrevistados, 20,6% disseram escolher Rubens para prefeito, enquanto 33,7% mostraram preferência por Braide.

A Pesquisa DataIlha, que foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 0027/2020, ouviu 1.014 eleitores entre os dias 13 a 15 de julho deste ano. A margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. E o índice de confiança de 95%.