Secap fortalece construção do Orçamento Participativo 2021 em reunião entre gestores estaduais e sociedade civil

O secretário adjunto de Articulação Política do Maranhão, Honorato Fernandes (PT), participou da reunião de mobilização para a abertura oficial do Orçamento Participativo do Maranhão 2021, juntamente com superintendentes das regionais do MA, suas equipes, e membros Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEdihpop) e Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan).

A reunião teve como objetivo organizar a Abertura do Orçamento Participativo 2021, que tem por finalidade ser o maior e melhor orçamento participativo da gestão do Governo do Maranhão, encabeçado pelo governador Flávio Dino.

Coordenado pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, de Planejamento e Orçamento e Articulação Política, o Orçamento Participativo tem por objetivo elencar, por meio de um processo de participação social, as propostas que serão priorizadas na Lei Orçamentária Anual de 2022.

No encontro, Honorato destacou a importância da participação dos gestores estaduais na construção do Orçamento, além do pioneirismo do governo do Maranhão na execução desta política pública. “É fundamental a participação dos superintendentes das regionais e outros órgãos, além dos mais interessados, a sociedade cívil, na participação deste orçamento. Apesar do orçamento participativo não ter sido criado pela atual gestão, foi o governador Flávio Dino quem o transformou em uma ferramenta poderosa de transformação de sua gestão, tanto que o IBGE confirmou um crescimento do PIB maranhense de até 3x mais que a expectativa nacional” destacou Fernandes.

O Secretário de Articulação Política, Rubens destacou a participação e o empenho de Honorato no processo de construção do OP 2021. “Agradeço ao secretário Honorato Fernandes pelo protagonismo na discussão do Orçamento Participativo 2021, um mecanismo que já é marca do Governo do Maranhão, na democratização dos recursos públicos” ressaltou o titular da Secap.

Em breve, ao acessar o ambiente das Consultas Públicas na Plataforma Digital de Participação Popular – PARTICIPA MA (participa.ma.gov.br), a população poderá eleger propostas de diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e lazer. Em 2020 o Orçamento Participativo garantiu mais de R$ 700 milhões em investimentos

Deixe uma resposta