Deputado Rubens Pereira Jr

Rubens Pereira Jr assina ordem de serviço para revitalização da praça Viva Cidade Operária

O Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, assinou na tarde desta quarta-feira (25), ordem de serviço para início da revitalização da Praça “Viva Cidade Operária. O valor total da obra é de R$ 3 milhões e os recursos das melhorias são oriundas do tesouro estadual. As melhorias começam a ser realizadas já nesta quinta-feira (26) e devem ser concluídas em cinco meses.

Segundo explicou Rubens Júnior, o equipamento público faz parte de um conjunto de intervenções urbanísticas que estão sendo desenvolvidas para melhorar a infraestrutura em diversos bairros de São Luís e do interior do estado, bem como disponibilizar espaços democráticos, de esporte e lazer para a população.

“Hoje, dia 25, completo seis meses à frente da Secid, e uma das tarefas que o governador Flávio Dino nos deu foi ter um Programa de Revitalização dos espaços públicos, começando pelo Viva da Cidade Operária, no mesmo padrão dos outros que já foram feitos, como a Praça da Lagoa”, contou o secretário.

Rubens Júnior também falou da parceria da Secid com a Unicef, que por meio de um aplicativo, realizou diversas ações com a comunidade para que eles pudessem detalhar queriam no projeto do projeto. Com o resultado, o governador aprovou o projeto e autorizou o início das obras.

 

Ainda de acordo com o secretário, o Governo do Maranhão tem concepção que praças não são só cimento e tijolo. O mais importante é que o espaço tenha o uso adequado para a população: convívio social, novas oportunidades de geração de renda, e saúde porque aqui se pratica atividades físicas.

“Em primeiro lugar temos o desejo de preservar o que já existe, como por exemplo as árvores. Mas teremos a mais uma área de vivência com iluminação e piso adequado, uma brinquedoteca, iremos revitalizar a quadra, ao lado, construiremos uma quadra de areia, teremos uma academia de saúde, uma pista de skate, iluminação do campo. A Cidade Operária se produz muita cultura, e atendendo a pedidos, teremos uma praça de eventos, com anfiteatro e concha acústica para realizar eventos, e tudo feito para a comunidade cuidar”, finalizou.

Sem reforma há quase 20 anos a praça do Viva Cidade Operária foi construída em uma área de 35 mil m², localizada na unidade 203. A revitalização também prevê academia de ginástica ao ar livre; áreas verdes; canteiros; novo calçamento e passeio público; estacionamento com área para veículos e motocicletas; bancos; acessibilidade; pista de caminhada; novo alambrado; vestiário no campo e internet.

Para o representante do Conselho Cultural e Comunitário do bairro da Cidade Operária, Eliseu Matos, a obra terá um alcance social fantástico. “O que eu vi em termo de esporte, equipamento, espaço, cultura, lazer, geração de renda e qualidade é tudo maravilhoso. É um grande presente que o Governo do Estado, por meio do secretário Rubens Júnior, está nos dando e, assim fazendo a diferença. Essa praça vai beneficiar não só a Cidade Operária, mas os bairros adjacentes, isso devido à dimensão e a perspectiva de retorno positivo para a população”, afirmou.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano da Secid, Arlene da Silva Vieira, ressalta que serão conservadas todas as árvores da praça e serão acrescentados alguns ipês amarelos, canteiros com plantas ornamentais e alguns buganvílias nos pergolados. “A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente contribui muito para o resultado se tornar positivo. Nesta ação queremos permitir diálogo com a área externa e toda comunidade, onde ofereceremos uma sensação de liberdade e de bem estar”, disse.

Segundo a secretária adjunta da Secid, a população também terá à disposição, na área de convivência, bancos com tomada USB; coreto (espaço de eventos); quiosque administrativo; parque infantil; área para pic-nic familiar; praça de alimentação para foodtruck; painel artístico (grafite); jardim; canteiros com acessibilidade (rampas), e ainda pista para caminhada no contorno da praça. A estrutura terá também iluminação adequada, postes com refletores, piso tátil e paisagismo.

Maria Eduarda D’Ávila Pinto, 13 anos, estudante da CE Pedro Álvares Cabral, observou que a obra representa a realização de um sonho antigo da comunidade. “São espaços que revitalizam áreas de bairros populosos e abrem oportunidade para as crianças terem acesso a esporte, a uma vida mais saudável, longe dos perigos das drogas”.

Entusiasmada, a moradora há mais de 10 anos, Leylla Marley, ficou muito feliz com a confirmação da reforma. “A comunidade da Cidade Operária estava precisando de uma praça cheia de vida e toda estruturada como ela vai ficar depois que vi o projeto. Agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa”, disse.

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

[email protected]

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem

%d blogueiros gostam disto: