Rubens Jr e lideranças do Coroadinho defendem melhorias para o bairro

Em mais uma edição do Movimento Diálogos por São Luís, o pré-candidato a prefeito e deputado federal licenciado, Rubens Júnior, recebeu convidados de nível elevado para debater os anseios e necessidades dos moradores do Polo Coroadinho. O diálogo sobre o futuro da região, que possui mais de 30 bairros, foi realizado por videoconferência na noite desta sexta-feira (26), e transmitido nas redes sociais do pré-candidato.

O Coroadinho foi a primeira ocupação espontânea da margem direita do Rio Bacanga, posteriormente se consolidou no entorno os conjuntos habitacionais populares, os primeiros espaços institucionais, conjuntos residenciais de classe média e loteamentos sem infraestrutura. Destacam-se Bom Jesus, Conjunto Dom Sebastião, Vila dos Nobres, Parque dos Nobres, Parque Timbira, Coroadinho, Pindorama, Primavera-Coroado, Vila dos Frades e Vila Itamar.

A conversa que teve como enfoque saneamento básico, educação, esportes e cultura local, contou com a participação da secretária Estadual de Juventude, Tatiana Pereira; do engenheiro ambiental, Adriano Nunes; e da presidente da União de Negros e Negras pela igualdade do Maranhão, Rodvânia Macedo. Todos moradores do bairro.

A secretária Tatiana Pereira, elogiou a iniciativa do Diálogos Por São Luís, apresentado por Rubens, em cada região da capital maranhense. “Te parabenizo pela inciativa de ouvir as pessoas da comunidade. Não dá para fazer plano de governo com pessoas e técnicos brilhantes, sem ter a real situação das pessoas da comunidade, que vivem o dia-a-dia do bairro”, complementou.

Rubens, que tem defendido o diálogo com representantes das comunidades, afirmou que todos os debates servirão para incluir as demandas no plano de governo, que deverá ser executado em sua totalidade. “O que vocês falam aqui é mais que opinião, são demandas que seguramente estarão no plano de governo e consequentemente na execução dele” disse.

Os convidados apresentaram vários cenários sobre a realidade e os desafios que o Coroadinho enfrenta e expuseram opiniões de melhorias com base em suas vivências. Um dos temas mais falados na reunião foi o saneamento básico. “A comunidade local clama por drenagem das ruas. Só quem é da comunidade conhece e vive a realidade”, defendeu o engenheiro ambiental, Adriano Nunes.

A presidente da União de Negros e Negras pela igualdade do Maranhão, Rodvânia Macedo, também falou do saneamento básico como um dos desafios de melhoria para a região e contestou a fragmentação que ela vê na cidade de São Luís. “Qual o nosso sonho? É que exista apenas uma cidade e que ela não seja fragmentada. Vemos uma parte recebendo atenção e outra não. E a sua iniciativa de ouvir todos é extremamente importante”, finalizou.

Propostas

Rubens destacou que a iluminação Pública deve avançar dentro dessa região, dando mais segurança a milhares de trabalhadores que sai antes do nascer do sol e voltam tarde para suas casas, permitindo que crianças brinquem nas ruas com mais segurança.

“A região precisa de mais áreas públicas, para evitar o crescimento desordenado em direção ao Parque Estadual do Bacanga e ao Rio Bacanga nada melhor que permitir a interação da população com a natureza através de mais parques, praças e quadras de esporte na borda do parque (Projeto do Programa Bacia Bacanga)”, complementou.

O pré-candidato falou, ainda, que a prefeitura tem que garantir o recolhimento do lixo e a manutenção dos canais para evitar as constantes inundações, e é fundamental uma parceria com a comunidade para dar condições de destinação correta ao lixo. “Além disso é preciso avançar e, programas de melhorias habitacionais como o Cheque Minha Casa, para que mais famílias possam reformar e ampliar os seus lares”, finalizou.

Deixe uma resposta