A BR-135, único acesso terrestre à
ilha de São Luís, tem ganhado destaque nacional devido o seu péssimo estado de
conservação. Há semanas o número de acidentes e transtornos causados aos
motoristas tem crescido de maneira exponencial. Tais problemas levaram o deputado
federal, Rubens Jr. (PCdoB), a solicitar ao Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes – Dnit uma visita do diretor nacional do Dnit à
BR-135 para uma vistoria.
A iniciativa nasceu da união de
esforços da bancada federal maranhense em parceria com os deputados estaduais
maranhenses, que também encaminharam solicitações de recuperação da BR-135 à
presidência da república.
esforços da bancada federal maranhense em parceria com os deputados estaduais
maranhenses, que também encaminharam solicitações de recuperação da BR-135 à
presidência da república.
Dep. Rubens Jr. e secretário de Infraestrutura Clayton Noleto |
Uma comissão especial foi criada
para discutir o assunto, ela se reuniu na manhã deste sábado (09), na
Assembleia Legislativa e contou com a presença do diretor nacional do Dnit, Valter
Casimiro Silveira, além de membros da superintendência regional do Dnit no
Maranhão.
para discutir o assunto, ela se reuniu na manhã deste sábado (09), na
Assembleia Legislativa e contou com a presença do diretor nacional do Dnit, Valter
Casimiro Silveira, além de membros da superintendência regional do Dnit no
Maranhão.
Durante a reunião, o deputado
Rubens Jr. destacou o atraso do estado em relação às BRs. “Percebemos o quanto
estamos atrasados quando nos reunimos aqui nesta manhã para cobrar do órgão
responsável o recapeamento da única via de acesso à capital do nosso estado. Em
todo o país os representantes já cobram as duplicações de BRs para municípios no
interior. Não podemos continuar sendo deixados de lado.” Afirmou o parlamentar.
Rubens Jr. destacou o atraso do estado em relação às BRs. “Percebemos o quanto
estamos atrasados quando nos reunimos aqui nesta manhã para cobrar do órgão
responsável o recapeamento da única via de acesso à capital do nosso estado. Em
todo o país os representantes já cobram as duplicações de BRs para municípios no
interior. Não podemos continuar sendo deixados de lado.” Afirmou o parlamentar.
O secretário estadual de Infraestrutura,
Clayton Noleto, destacou o acúmulo de demandas nas Brs que percorrem o Maranhão
e ressaltou o esforço do governo do estado, junto ao governo federal, para que
essas rodovias sejam recuperadas.
Clayton Noleto, destacou o acúmulo de demandas nas Brs que percorrem o Maranhão
e ressaltou o esforço do governo do estado, junto ao governo federal, para que
essas rodovias sejam recuperadas.
Para o diretor do Dnit, o problema
das BRs maranhenses acontece principalmente pelas questões burocráticas. Como
exemplo, Valter citou a quebra de contrato por parte da empresa responsável por
realizar as obras de recuperação da BR 135 no último ano. A empresa rescindiu o
contrato alegando não ter condições de realizar as obras, o resultado foi a
falta de assistência no trecho durante todo o ano de 2015. O problema, porém, já foi resolvido e uma nova
empresa foi contratada para realizar os serviços. Outra novidade diz respeito às
obras da duplicação da BR, que devem ser retomadas até o próximo dia 18 de
abril.
das BRs maranhenses acontece principalmente pelas questões burocráticas. Como
exemplo, Valter citou a quebra de contrato por parte da empresa responsável por
realizar as obras de recuperação da BR 135 no último ano. A empresa rescindiu o
contrato alegando não ter condições de realizar as obras, o resultado foi a
falta de assistência no trecho durante todo o ano de 2015. O problema, porém, já foi resolvido e uma nova
empresa foi contratada para realizar os serviços. Outra novidade diz respeito às
obras da duplicação da BR, que devem ser retomadas até o próximo dia 18 de
abril.
Após a reunião, os deputados levaram
a equipe do Dnit até a BR-135, onde a comitiva pode testemunhar a situação
calamitosa da malha viária. A partir de
agora, a comitiva irá acompanhar o andamento das obras e a manutenção dos
serviços, com aval e a colaboração do Dnit. As obras de duplicação devem ser
concluídas num prazo de seis meses após o reinício.
a equipe do Dnit até a BR-135, onde a comitiva pode testemunhar a situação
calamitosa da malha viária. A partir de
agora, a comitiva irá acompanhar o andamento das obras e a manutenção dos
serviços, com aval e a colaboração do Dnit. As obras de duplicação devem ser
concluídas num prazo de seis meses após o reinício.
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