Discurso de 31/05/2022 – São João do Maranhão

Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 31/05/2022

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.

Neste fim de semana de abertura do São João do Maranhão, presenciamos a volta da alegria com ruas absolutamente lotadas em cortejos com atrações juninas organizadas pelo Governo do Maranhão. Até o final de julho serão mais de 300 atrações culturais genuinamente maranhenses, em dois meses de celebração junina no maior São João do Brasil.

Além de muita alegria, o São João do Maranhão vai garantir pelo menos R$ 100 milhões em movimentação econômica para o Estado. O Governador Carlos Brandão não mediu esforços para garantir a indução econômica do Maranhão nesse momento especial. O Governo investe R$ 25 milhões, que serão aplicados na organização dos arraiais, difusão das atrações culturais e investimentos para geração de trabalho, como é o caso da ampliação do Programa Mais Renda, que vai distribuir equipamentos aos pequenos comerciantes, exemplo dos carrinhos distribuídos gratuitamente para a venda de alimentação nos pontos onde houver programação cultural.

O Turismo é um importante indutor do crescimento econômico e uma vocação natural do Maranhão, com suas múltiplas vertentes culturais, rico ecossistema, paraísos como Barreirinhas, Carolina, e as reentrâncias maranhenses. Neste momento de superação da pandemia, fico muito feliz ao presenciar a seriedade com que o Governo do Maranhão atua para potencializar ainda mais as nossas riquezas culturais e naturais.

Vale a pena visitar o Maranhão, sobretudo neste momento de alegria e cores múltiplas da nossa cultura. O São João do Maranhão é uma manifestação plural. O Estado é tomado por grupos de Bumba Meu Boi de diversos sotaques, manifestações culturais que vão desde o Cacuriá, às tradicionais quadrilhas, grupos folclóricos e danças do boiadeiro.

Os mais de 275 policiais militares recentemente nomeados pelo governador, ampliaram a Segurança Pública na capital, dando ainda mais tranquilidade para a população e os turistas que estiveram presentes no primeiro final de semana do nosso São João

Além de São Luís, um dos principais polos culturais do Estado, dezenas de cidades terão programação oferecida pelo Governo, caso da cidade de Imperatriz, que receberá ampla quantidade de atrações, tendo respeitada as características culturais locais, prestigiando os grupos que atuam na região.

Para nós maranhenses este momento é de muita alegria, de oportunidades e de receber bem todos que desejam aproveitar esse que é sem dúvida o maior São João do nosso país!

Era o que tinha a dizer.

Deixe uma resposta