Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 24/05/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
Presenciamos no Brasil um processo de desvalorização dos servidores públicos federais. Neste momento, os Trabalhadores e Trabalhadoras do INSS estão em greve para chamar a atenção da sociedade em função do amplo desmonte promovido pelo governo federal, o que pode causar sérios danos ao Sistema Previdenciário.
Na semana passada me reuni com membros do Sindicato dos Previdenciários no Maranhão e conheci de perto os muitos desafios da instituição.
O INSS garante distribuição de renda para mais de 70 milhões de brasileiros, garantindo o sustento de aposentados e pensionistas e de mais de 100 milhões de pessoas em todo o país, o que faz do INSS uma instituição ainda mais importante neste grave momento de crise econômica enfrentada pelo país.
Infelizmente, falta estrutura física adequada para o atendimento na maioria das mais de 3500 unidades do INSS. Servidores enfrentam alto nível de defasagem salarial. Muitas unidades enfrentam problemas básicos com falta de insumos básicos para o funcionamento, algumas não dispõe sequer de linhas telefônicas.
No Maranhão, o desmonte inclui o fechamento de unidades que atendem milhares de pessoas nas cidades de Caxias, Coroatá, Pinheiro e Lago da Pedra, o que certamente dificulta ainda mais o acesso de muitas pessoas aos benefícios previdenciários. Para se ter uma ideia, mais de 3 milhões de brasileiros aguardam atendimento aos pedidos de aposentadorias, benefícios por incapacidade temporária/Auxílio Doença, pensões, Salário Maternidade, etc.
A luta para impedir o desmonte promovido contra o INSS é de todos nós e me coloco à disposição de todos os trabalhadores e trabalhadoras para discutirmos alternativas que possam oferecer a essa instituição tão imprescindível ao país, as condições de atuação que ajudam a promover a garantia de distribuição de renda aos brasileiros, especialmente os mais fragilizados.
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário