Discurso de 21/06/2022 – Carreta da Mulher em Timon e Caxias

Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 22/06/2022

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa,  este discurso de minha autoria.

Esta semana a Carreta da Mulher Maranhense estaciona em Timon e Caxias, oferecendo serviços em saúde, assistência social, orientação jurídica e palestras sobre violência contra mulher.

Em Timon, a Carreta da Mulher Maranhense estará no município nos dias 22 e 23 de junho. Ela ficará estacionada na Avenida Tiúba. Já Caxias receberá a unidade móvel nos dias 24 e 25 de junho. O início do atendimento está previsto para começar às 8h.

A unidade móvel oferta especialidades médicas para as mulheres, exames de mamografia, preventivo, aferição de pressão, teste de glicemia, nutricionista, distribuição de preservativos, testes rápidos e atualização do cartão de vacinas e do SUS, teste para covid-19, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de atualização cadastral do Auxílio Brasil e carteira do idoso, entre outros serviços. Além desses atendimentos em saúde, haverá cadastro de moradores para programas do governo federal, estadual e municipal, além de atualização de tarifa social

Para receber os serviços é necessário apresentar RG, cartão do SUS (cópia) e comprovante de residência. As mulheres que farão mamografia é necessário que estejam com as cópias desses documentos, do comprovante de residência e fornecer um número de telefone para contato. O exame de mamografia tem como foco as mulheres a partir de 50 anos ou acima de 40 anos de idade referenciada por um médico.

A Carreta da Mulher Maranhense é uma ação do Governo do Maranhão, desenvolvida por pelas secretarias municipais de Saúde, Políticas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social. Só em 2021, mais de 100 mil atendimentos foram realizados. Priorizar a saúde das mulheres é um compromisso do Governador Carlos Brandão.

Era o que tinha a dizer.

Deixe uma resposta