Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 18/05/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
Na semana passada, o governador do Maranhão, Carlos Brandão entregou mais Praças da Família, desta vez nos municípios de Governador Eugênio Barros e Governador Archer. As obras fazem parte de um amplo Programa de recuperação de espaços públicos em nosso Estado.
Sempre acreditei que a superação da violência passa também pela valorização dos espaços públicos. Quando Secretário de Cidades do Maranhão, na gestão do ex-governador Flávio Dino, tive o orgulho de reformar, construir e inaugurar novas praças e espaços de convivência dos maranhenses. As Praças da Família são grandes símbolos de boa convivência em todo o Maranhão neste momento de superação da pandemia. Ao lado delas, o governo garantiu a entrega de parques ecológicos, áreas de preservação ambiental e grandes praças em todas as cidades.
Além de garantir a convivência das famílias, as obras são fundamentais para fortalecer a política de Segurança Pública e o bem estar social. Com elas, foi possível acabar com locais antes abandonados e inseguros, transformando-os em áreas para a prática esportiva e de lazer. Grande exemplo dessas transformações são espaços públicos que mudaram o cotidiano da população ludovicense, a exemplo do Novo Viva da Cidade Operária, que tive a alegria de entregar à população daquele bairro quando fui Secretário de Cidades; o Parque do Rangedor; o Parque João Paulo II e a Nova Praça da Família da Vila Palmeira. Essas obras mostram que é possível transformar locais antes abandonados e sujeitos ao cometimento de crimes, em ambientes seguros e com muitas opções de lazer.
Outro exemplo bem sucedido de ocupação dos Espaços Públicos é o Programa Nosso Centro, também executado pela Secretaria de Cidades e iniciado por nós quando estivemos à frente dessa pasta.
O Programa garantiu a ampliação da ocupação do Centro Histórico, atraindo novos moradores, com revitalização de casarões históricos, de instituições públicas e ampliação das Políticas de Segurança. Hoje o Centro Histórico de São Luís atrai eventos permanentes, como a Feirinha de São Luís, Festivais de Música, Eventos de
Gastronomia e intensa movimentação de pessoas em todos os horários.
Temos colaborado com o governo para garantir que mais Praças da Família, Parques Ambientais e Espaços de Convivência sejam entregues aos maranhenses.
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário