Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 17/05/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
O Maio Laranja é o mês para conscientizar sobre o abuso sexual na infância e na adolescência. A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os números de casos em todo Brasil tem preocupado autoridades.
Nesse contexto, a Secretaria de Turismo do Maranhão realiza a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de 16 a 20 de maio, em escolas e pontos turísticos de São Luís.
A ideia é conscientizar estudantes do nível fundamental e médio, com idades entre sete e 17 anos. As ações de conscientização serão no âmbito do Programa Mais Infância Mais Turismo.
Durante esta semana, a Secretaria de Turismo vai orientar crianças e adolescentes sobre situações de ameaça ou de violação de direitos ,além de promover campanhas de incentivo a denúncias em casos de exploração sexual. Campanhas de sensibilização em eventos com grande fluxo de turistas e comunidade local também serão realizadas.
A Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes já esteve no Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). E, nos próximos dias, palestras serão realizadas na Escola Patronato, localizada em São José de Ribamar (dia 17), na Escola Rosário Nina, no Bairro de Fátima, e no Cursinho Pré-Vestibular, também em São José de Ribamar (dia 18). O ciclo de palestras encerra na quinta-feira (19) com debate na Escola Municipal Alto do Turu.
No dia 20, será realizada a blitz “Mais Infância Mais Turismo”, no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, com distribuição de materiais informativos e diálogos com os turistas e os visitantes do local para o fortalecimento do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Todos os materiais informativos possuem números de telefone para denúncias.
A violência sexual deixa marcas no corpo e também no emocional das vítimas. É preciso estar atento às mudanças de comportamento das crianças. Além do governo, é preciso que pais, mães e toda a sociedade estejam atentos aos pequenos para buscar ajuda.
Era o que tinha a dizer.
Leia o discurso no site da Câmara.
Deixe seu comentário