Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 12/05/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
A população maranhense estava com saudades do São João. A festa junina tradicional do estado ficou dois anos sem ocorrer, em razão da pandemia de Covid-19.
O governador Carlos Brandão anunciou, na última terça-feira (10), a programação oficial com mais de 800 atrações, em 60 dias de festas, em todo estado maranhense. Serão investidos R$ 25 milhões e a expectativa é que a economia gere receita de R$ 100 milhões, ou seja, quatro vezes o valor investido. De acordo com o governador Brandão, este será o maior São João do Brasil!
O São João é a festa mais importante do estado. A programação começa oficialmente ainda em maio, dia 27, com mais de 30 grupos artísticos do Maranhão. Na Grande Ilha de São Luís, serão mais de 20 arraiais, entre 2 de junho e 31 de julho. Outros espaços também realizarão festas: IPEM, Ceprama, Praça Nauro Machado, Vila Palmeira, Lagoa da Jansen, Convento das Mercês, Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, São José de Ribamar e Itaqui-Bacanga, além da Zona Rural. E o público evangélico também está incluído, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, nos dias dias 1 e 2 de julho.
Eu estou ansioso para ver as bandeirinhas espalhadas pelas cidades! O São João do Maranhão vai homenagear dez pessoas pelos serviços prestados à cultura maranhense, além de resgatar a alegria e o orgulho maranhense com apresentações do bumba meu boi, quadrilhas, atrações musicais, cacuriá e Boi Dirigível.
A previsão do Governador Carlos Brandão é que o estado receba 450 mil visitantes. A festa vai movimentar a economia e o turismo. E também vai consagrar a cultura maranhense diante do país. Os recursos para a festa já estão garantidos!
O São João do Maranhão é organizado pelas secretarias de Cultura; Turismo; Segurança Pública; Administração Penitenciária; Comunicação Social; Desenvolvimento Social; e de Direitos Humanos e Participação Popular.
Importante lembrar que hoje, sexta-feira (13), até 17h, é o último dia para o credenciamento e seleção de candidatos que vão ocupar barracas de alimentos nos arraiais. As inscrições são gratuitas, de forma presencial, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, em São Luís. E viva São João!
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário