Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 11/10/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
Educação não é despesa. Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) bloqueou quase R$ 3 bilhões do orçamento de 2022. Desse montante, R$ 763 milhões foram bloqueados nas universidades federais. Há quem chame isso de contingenciamento, mas o nome certo é corte no orçamento da Educação, Ciência e Tecnologia.
Sem investimentos em Educação, nenhum país do mundo cresce economicamente e com inclusão social. A Educação é a única saída para as mazelas que assombram o Brasil, por isso Bolsonaro faz recorrentes ataques aos estudantes, professores e servidores do setor. Não nos esqueçamos! Em 2018, Bolsonaro assumiu a Presidência da República e no dia seguinte cortou verbas da pasta.
O meu estado, Maranhão, tem o 2º maior salário de professor do Brasil. E foi o único a criar uma universidade pública nos últimos anos, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMA SUL), que tanto orgulha o nosso povo. Hoje o Governador eleito Carlos Brandão usou suas redes para reafirmar que Educação é prioridade e não há cortes em nosso estado. Educação é investimento e o povo sabe disso.
Não é por acaso, mas Bolsonaro contingencia os recursos na véspera das eleições propositalmente. Estamos em outubro e para ele o orçamento da educação já acabou. Quem é que vai acreditar que ano que vem será diferente?
Jair Messias Bolsonaro potencializou os problemas do país. Investiu no mal como política pública e o povo vai dar fim ao seu desgoverno no dia 30 de outubro. O povo vai tirar seu mandato e privilégios políticos para responder por todos os crimes que cometeu contra a nação. É questão de tempo.
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário