Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 11/05/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
O Brasil piorou. Nos últimos anos, o governo federal fez voltar a miséria, a inflação, o desemprego e até mesmo a tristeza. Os mais pobres não são prioridade, como na época do presidente Lula. Para se ter ideia, o governo federal fez o salário mínimo valer menos desde o Plano Real, em 1994. Nenhum governante deixou que o salário mínimo perdesse o poder de compra, só o atual. É a maior desvalorização em 28 anos e quem sofre diretamente com isso são os mais pobres.
O presidente paraquedista vai terminar o mandato, em dezembro de 2022, como o primeiro governante a deixar o salário mínimo valendo menos. Ele fez com que o salário mínimo perdesse o poder de compra, atuando para empobrecer a população e desvalorizar a nossa moeda.
Paulo Guedes, ministro da Economia, fez diversas afirmações de que a economia estava bem, mas na prática a população vai ao mercado fazer a compra do mês, gastando muito e voltando para casa com sacolas vazias. Tudo caríssimo!
Nesses últimos anos, o preço dos alimentos subiu muito e o poder de compra caiu muito. Ou seja, a aceleração da inflação foi usada como política de governo. Hoje o brasileiro vai ao mercado com cem reais e compra nada. A tendência é que, daqui pra frente, a inflação aumente ainda mais.
Importante ressaltar que o salário mínimo é um direito constitucional, assegurado a todo empregado. A lei obriga a reposição pela inflação para proteger o poder de compra do brasilerio.
O governo federal aumentou o Auxílio Brasil – em ano eleitoral – para compensar o poder de compra do brasileiro. É um absurdo que programas sociais sejam usados com viés marqueteiro eleitoral.
O que não vai faltar nos próximos dias é ‘cortina de fumaça’ para esconder o fato de que o governo federal não trabalha, não age como liderança máxima do país, não respeita a história do Brasil, não se sensibiliza com o brasileiro que mais precisa de governo. Reverter as maldades do governo federal é urgente.
Na era Lula, a valorização do salário mínimo e controle da inflação levaram a um aumento recorde do poder de compra do brasileiro. O Brasil clama por Lula presidente. Já!
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário