Discurso de 09/06/2022 – Ônibus da Cidadania no Anjo da Guarda

Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 09/06/2022

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.

Desde o início da minha vida pública, busco utilizar os mandatos que o povo me deu, para atuarem como instrumentos que facilitem a atuação dos gestores públicos, colaborando para garantir que políticas públicas cheguem a todos os maranhenses.


No próximo fim de semana, a comunidade do Anjo da Guarda vai receber mais um conjunto de ações do Programa Ônibus da Cidadania. Um projeto muito bonito idealizado pelas Secretarias Estaduais de Fazenda e Segurança Pública.


Durante a ação do Ônibus da Cidadania, os moradores da área Itaqui Bacanga, terão acesso a uma série de serviços gratuitos, como Emissão de Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho, formalização de Empresas, notas fiscais, atendimento do DETRAN e IPVA, parcelamento de ICMS, inscrição de Produtor Rural, consulta de Certidões Negativas, entre outros. Essa ação já foi realizada em dezenas de cidades maranhenses.


A partir de um requerimento apresentado por nosso gabinete, fortalecemos essa parceria com o Governo do Maranhão para levar mais serviços de cidadania à população maranhense, o que é uma marca do governo do Estado. Ao longo das gestões dos governadores Flávio Dino e Carlos Brandão, o Maranhão recebeu o maior conjunto de ações itinerantes, atingindo milhões de maranhenses que nunca tinham sido alcançados.


Dou como exemplos muito bem sucedidos de ações itinerantes, o programa Avança Mais Saúde com imunização, consultas e marcação de cirurgias nos bairros; a Carreta da Mulher Maranhense, que garante atendimento a milhares de mulheres que antes não recebiam nenhum tratamento de saúde; a Força Estadual de Saúde, que percorre as cidades mais pobres levando atenção primária domiciliar, os serviços itinerantes do Procon Maranhão, antes restrito às maiores cidades; a Carreta lilás, com ações de conscientização e prevenção à violência contra a mulher e agora também, o Ônibus da Cidadania.


Fico feliz porque sei que mais essa parceria com o Governo do Maranhão chegará a muitas pessoas que de outra forma, teriam muito mais dificuldades para garantir direitos.


Era o que tinha a dizer.

Deixe uma resposta