Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 07/11/2022
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.
Orgulho em dobro! Duas maranhenses tiveram destaque no esporte. Aos 25 anos, maranhense Adriele Rocha recebeu, na última sexta-feira (4), em Dubai, o título de melhor jogadora de futebol de areia do mundo. E a nossa Fadinha Rayssa Leal venceu todas as etapas do Mundial de Skate Street e se tornou campeã mundial de skate, aos 14 anos.
Duas mulheres jovens, nascidas no Maranhão e que foram brilhar no restante do mundo. É necessário enxergar o esporte como a promoção da inclusão e da educação. Quantos talentos deixam de ser desenvolvidos ainda durante a infância pela falta de incentivo?
O Maranhão é um dos grandes celeiros de craques do esporte, e que venham mais conquistas! Por isso, onde há possibilidade para incentivar o esporte e a prática esportiva entre jovens, eu incentivo.
Em Timon e Matões, assinei ordem de serviço para a construção de Areninhas Esportivas. Esses espaços agora são alternativas aos jovens para socialização, convivência e momentos de lazer. Nas obras de reformas de escolas, as quadras esportivas são essenciais. Também é o caso das Praças da Família com suas quadras poliesportivas.
A construção dos novos espaços esportivos no ano de 2022 tem investimentos de R$ 17 milhões. Os recursos vem do Governo do Maranhão. Só com areninhas são 14 milhões! A previsão de entrega de 14 areninhas é no início de 2023.
Quando a Covid-19 estava mais controlada e a sociedade começando a voltar aos espaços públicos, o Governo do Maranhão criou o programa Maranhão Solidário, para garantir recursos financeiros a grupos de voluntariado, entidades e organizações da sociedade civil na retomada pós pandemia. Entre eles, está o Instituto Social e Esportivo Tio Gil, que tira os jovens da ociosidade e os insere no esporte. Um trabalho muito bonito!
O esporte contribui para o desenvolvimento físico e motor das crianças e dos jovens, possibilitando que eles tenham uma vida mais saudável. Ao participar de modalidades esportivas, elas desenvolvem habilidades emocionais e cognitivas que são fundamentais para a formação do indivíduo. Esporte e Educação caminham juntos!
Era o que tinha a dizer.
Deixe seu comentário