Discurso de 04/05/2022 – Professor Cidadão do Mundo

Discurso feito pelo Senhor
Deputado Rubens Pereira Júnior (PT/MA)
Na Sessão de 04/05/2022

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, e dada a impossibilidade de leitura em plenário, solicito a V.Exa. que seja dado como lido, para efeito de registro nos Anais desta Casa, este discurso de minha autoria.

Vai até sexta-feira (6/5) o prazo para as inscrições do edital Professor Cidadão do Mundo, do Governo do Maranhão. A iniciativa incentiva os docentes do Maranhão a realizarem um intercâmbio acadêmico e científico com Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, nas cidades de Porto e Coimbra.

O edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) é destinado a professores da educação básica e profissional tecnológica, com vínculo empregatício efetivo em instituição de ensino público do estado.

Com investimento de mais de R$ 1,2 milhão, o edital dará continuidade a política de intercâmbio cultural no modelo programa do Cidadão do Mundo, criado pelo governador Flávio Dino e direcionado exclusivamente aos estudantes de baixa renda da rede pública.

O programa Cidadão do Mundo concedeu mais de 300 bolsas de intercâmbio internacional para Inglaterra, França, Argentina, África do Sul, Canadá, Espanha e outros países. O resultado foi tão positivo que agora o governador Carlos Brandão direcionou um novo edital aos professores do estado.

Para o edital do programa Professor Cidadão do Mundo serão selecionadas até 45 propostas de educadores. A oportunidade possibilitará a participação nos cursos de formação em: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais na Universidade de Coimbra (25 bolsas); e Robótica no Instituto Politécnico do Porto (20 bolsas). Cada professor receberá auxílio e bolsas que totalizam R$28.225,00.

Na volta do intercâmbio, os professores vão replicar o conhecimento adquirido nesses países, agindo como multiplicadores do conhecimento.

As propostas devem ser enviadas pela internet, mediante preenchimento e envio de formulário eletrônico na plataforma Patronage da Fapema.

Só o conhecimento poderá vencer a ignorância, por isso o Governo do Maranhão está ampliando as oportunidades educacionais e profissionais. Educação importa!

Era o que tinha a dizer.

 

Leia o discurso no site da Câmara.

Deixe uma resposta