Diálogos por São Luís: Rubens Jr defende melhorias para a área Itaqui-Bacanga, com lideranças da região

Nesta sexta-feira (19), o deputado federal licenciado e pré-candidato à prefeitura de São Luís, Rubens Júnior (PCdoB), recebeu um grupo de profissionais para debater as demandas da região Itaqui-Bacanga.

O Movimento Diálogos Por São Luís, que tem recebido profissionais, especialista das áreas, também abre espaço para diversas lideranças dos bairros da capital maranhense, para falar das necessidades dos moradores de cada região, estabelecendo, assim, a maior rede de debates sobre o futuro de São Luís.

Inaugurando o Diálogos Territoriais, a primeira região escolhida foi a área Itaqui-Bacanga, que apesar de ser uma das maiores e mais antigas regiões de São Luís, ainda possui muitos problemas de infraestrutura básica.

“Alguns dados na região ainda impressionam, a questão da água, por exemplo, ainda é um problema grande e mesmo sendo básico, ainda é uma pauta atual. Além disso, 10% das casas da Vila Embratel não tem banheiro. Por isso tanta gente foi beneficiada com o cheque minha casa. Porque é nas regiões com maior necessidade, que as ações serão priorizadas”, defendeu Rubens.

Os profissionais e também moradores da região; o presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), Sorimar Sabóia; o diretor do hospital Aquiles Lisboa, Raul Fagner; e o ator, músico e produtor cultural, Gigi Moreira, foram os convidados do evento remoto e apresentaram demandas para melhorias da região.

“Apesar de já termos um complexo de polícia, IEMA e escola em tempo integral, ainda precisamos avançar muito e por isso é uma satisfação poder debater a área Itaqui-Bacanga, porque não existe outra forma de fazer política se não for ouvindo a comunidade”, disse Raul Fagner.

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), Sorimar Sabóia, defendeu pautas de insfraestrutura e disse que a população da região cresceu, e os serviços precisam crescer na mesma medida. Além disso, reconheceu que apesar de muitas melhorias já terem chegado na região, um acompanhamento do poder público precisa ser feito com responsabilidade. “A gestão municipal precisa ter credibilidade diante da população, se a prefeitura colocou placa dizendo que vai ter obra, precisa cumprir”, disse.

O debate mediado por Rubens, teve defesa de várias pautas. Saúde, Educação, Infraestrutura, segurança e cultura. Todas colocadas pelo olhar dos profissionais convidados, que também são moradores e conhecedores do dia-a-dia da região. “Achei muito importante a manifestação dos parceiros que tem conhecimento da realidade da região. Precisamos rediscutir. Todas as pastas são fundamentais” pontuou Gigi Moreira.

Direito de Fala

Outra novidade dos debates por videoconferência, é a oportunidade de fala dada aos participantes das lives de Rubens Jr. Segundo o pré-candidato, o objetivo será a participação de todos, ampliando a qualidade do debate e captando os reais problemas e experiências de cada morador. O espectador que estiver acompanhando poderá pedir pra entrar na reunião e será inserido no debate.

Deixe uma resposta