Deputado Rubens Jr indica professora da UFMA à Medalha Amigo da Primeira Infância

Premiação da Câmara homenageia pessoas e instituições pela contribuição com o desenvolvimento, proteção e garantia de direitos dos pequenos e pequenas


O deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA) indicou, nesta quinta-feira (19), a professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) à Medalha Amigo da Primeira Infância. A premiação da Câmara é uma homenagem a pessoas e instituições que atuam na proteção dos direitos dos pequenos e nos cuidados necessários para uma infância plena e feliz.

“A professora Fabiana Canavieira tem extensa trajetória docente e de gestão das instituições dedicadas à primeira infância, com firme dedicação aos estudos sociológicos da infância e das políticas educacionais nacionais e municipais da área de Educação Infantil,  “, afirmou Rubens Jr.

A Medalha Amigo da Primeira Infância é um reconhecimento do Parlamento Brasileiro na implementação de iniciativas legislativas que buscam consolidar e fortalecer as políticas públicas de atenção integral de crianças nos seus cinco primeiros anos de vida – idade crucial para o desenvolvimento cognitivo e social.

Os agraciados serão escolhidos por um Conselho Deliberativo da Câmara. Os cinco mais votados pelos conselheiros, em votação direta e secreta, serão os indicados. A cerimônia de entrega da medalha está prevista para o mês de agosto, em referência ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto.

A INDICAÇÃO
Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fabiana Canavieira é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Estudos da Infância e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de Ciências Sociais na Educação. Canavieira pesquisa as Políticas Nacionais e Municipais de Educação Infantil e as crianças como cidadãs participativas.

Fabiana se dedica à Educação Infantil Desde de 2004, quando atuou no Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB – movimento social suprapartidário em defesa da educação. Foi integrante do FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MARANHÃO, sendo uma das fundadoras. Participa, ainda da Organização Mundial Pré-escolar sessão Maranhão – entidade social filantrópica internacional que pauta a educação infantil, desde o começo da Pandemia da COVID-19 em 2020,além de articuladora do COLETIVO PELA INFÂNCIA MARANHENSE composto de professoras e militantes da educação infantil de vários municípios do Estado. No final de 2012 foi convidada para assumir a chefia da Superintendência da Área de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, sendo responsável, NA ÉPOCA pela gestão educacional de mais de 18 mil crianças de 2 a 6 anos de idades, quase 1.000 professoras, um pouco mais de 200 coordenadoras pedagógicas e 79 diretoras de instituições de educação de crianças pequenas.

Deixe uma resposta