Deputado Rubens Pereira Jr

ARTIGO – IEMA é nota dez

Artigo do vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA)

Qualquer pessoa que se preocupa com nossos jovens e com nosso Estado fica emocionada ao ver a abertura de três escolas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). É assim que me sinto nesse momento em que a gestão de Flávio Dino inaugura as primeiras unidades do IEMA: em São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim.

Pude participar da inauguração da unidade de São Luís, ao lado do ministro da Educação Aloizio Mercadante e do governador Flávio Dino. É emocionante ver o brilho nos olhos dos jovens que vi lá, em seu primeiro dia de aula, com o uniforme do IEMA. Lembrei de minha formação no então chamado ensino médio, quando estudei em São Luís, vindo de Matões, com o mesmo olhar de quem vê um novo mundo descortinar-se à sua frente.

E são infinitas as possibilidades que se abrem após um curso desse. Ainda mais no caso do IEMA em que, além do ensino médio, o aluno sai formado em um curso técnico profissionalizante. Em uma escola de tempo integral, o estudante poderá ficar pronto para o vestibular, ao mesmo tempo em que valoriza mais a sua formação no mercado de trabalho.

Por isso, o IEMA oferece, além de um efeito de ampliação de direitos para a juventude, a ampliação de possibilidades profissionais, o que gera impactos na economia local. Aumentar a qualidade da educação em uma comunidade tem reflexos em toda vizinhança, que se sente mais valorizada e abraça o projeto como investimento no futuro – o que realmente ele é. Uma boa iniciativa semeia as boas ideias em todos que estão ao redor. Isso quer dizer, inclusive, atrair mais empresas para aproveitar essa a mão-de-obra mais qualificada que será formada nas unidades do instituto.

Por isso, é importante o que o Governo de Todos Nós fez ao escolher os cursos ofertados em cada unidade a partir de reuniões com a comunidade, a sociedade civil, que teve oportunidade de falar quais suas demandas, bem como as autoridades locais, como prefeito e vereadores. A unidade do IEMA São Luís está ofertando os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos, sendo 40 vagas para cada um dos cursos. Já em Bacabeira, foram ofertadas 80 vagas para o curso de Logística, 40 para Mineração e 40 para Administração, e, em Pindaré-Mirim, 120 vagas, distribuídas igualmente, entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos.

Até 2018, o plano do governo é entregar mais 20 IEMAs, espalhados em cidades de todas as regiões do Estado, entre elas, minha querida Matões. Eles se somarão às escolas do Instituto Federal (IFMA) e vão aumentar as opções dos jovens maranhenses.

Como mestrando, vivencio diariamente as possibilidades que o ensino traz de abrir os olhos a novas possibilidades que a educação abre. Merecem parabéns o governador Flávio Dino e sua equipe, que transformaram esse projeto em realidade em tão pouco tempo. Tiraram da estaca zero a educação profissionalizante em nosso estado. Não com uma ou duas escolas de excelência, mas com uma rede de altíssimo nível em nosso estado.

Os jovens – cidadãos e profissionais -, que serão formados no IEMA ajudarão a transformar a realidade do Maranhão. É isso que quero e esse futuro a gente constrói agora!

Deixe uma resposta

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem

%d blogueiros gostam disto: