Deputado Rubens Pereira Jr

Rubens Júnior destaca Sebrae e os seus 45 anos a favor dos pequenos negócios

Nesta segunda-feira (09), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) comemora 45 anos consolidando como referência no país para os pequenos negócios. No plenário da Câmara, o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB-MA), destacou que o segmento, que se enrobusteceu nas últimas décadas, já pode ser considerado essencial para dinamizar a economia nacional, com seus mais de 11 milhões de empreendimentos espalhados por estados e municípios, movimentando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“A pequena empresa responde, atualmente, pelo emprego de 52% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, favorece geração de renda, estimula o consumo e a circulação de moeda nos limites dos municípios e fora deles, implantando novas tecnologias, inovando processos e proporcionando, concomitantemente, o desenvolvimento local”, disse.

As micro e pequenas empresas já são as principais geradoras de riqueza no Comércio no Brasil (53,4% do PIB deste setor). No PIB da Indústria, a participação das MPE (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%) e, no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) tem origem nos pequenos negócios.

No Maranhão, entre 2015 e 2016, o Sebrae atendeu 122.962 clientes, sendo 65.263 empreendimentos formais (MEI, ME e EPP) e cerca de 57.700 potenciais empresários e potenciais empreendedores. Foram executadas quase 144 mil orientações técnicas; 197.746 horas de consultorias; 1.734 oficinas, palestras e seminários; 1.486 cursos; 140 missões e caravanas (próprias e de terceiros); 27 Rodadas de Negócios e seis feiras.

Segundo números divulgados pelo órgão, em 2015, o Sebrae executou 55 projetos finalísticos – alguns em seu último ano de realização. Em 2016, foram 62 projetos – a soma dos que permaneceram de anos anteriores com aqueles que ingressaram, seguindo a reformulação do Plano Plurianual 2015-2018 e o Direcionamento Estratégico 2022 do Sistema Sebrae. E agora, em 2017, o número de projeto reduziu para 14 e inúmeros segmentos passaram a estar ligados às 15 atividades de atendimento executadas pelas unidades 12 regionais e os três Núcleos de Atendimento Empresarial do Sebrae no estado.

“Assim como em todas as empresas, o Atendimento é o coração do Sebrae, onde o cliente passa a conhecer soluções em produtos, serviços e ferramentas de gestão que podem mudar para melhor o cenário e as perspectivas de seu empreendimento. A missão da instituição é desenvolver os pequenos negócios, torná-los competitivos e sustentáveis no mercado e é nesta direção que ela sempre pautou o seu trabalho”, destacou o deputado no plenário da Câmara.

Por fim, Rubens Júnior lembrou que no Sebrae, acredita-se na máxima de que ‘o final é melhor do que o começo’ e, por isso, a expectativa é que muito mais benefícios aos pequenos negócios virão para além dos 45 anos que a instituição completará no dia 9 de outubro. “Quem ganha com os anos de experiência que o Sebrae adquiriu ao longo dessas quatro décadas e meia de vida, são os empreendedores que conduzem ao sucesso essa locomotiva dos pequenos negócios, tornando reais seus sonhos e ajudando a transformar os cantos e recantos do nosso vasto Brasil!”, concluiu.

 

Deixe uma resposta

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem

%d blogueiros gostam disto: