Deputado Rubens Pereira Jr

Rubens Júnior defende nova estratégia para o PCdoB após reforma política

Durante participação no 14º Congresso do PCdoB, que aconteceu em Brasília, neste sábado (18), o deputado federal Rubens Pereira Júnior (MA) defendeu para cerca de 650 delegados que o partido deverá adotar nova estratégia a partir da reforma política. “A onda conservadora chegou à política e precisaremos adequar para as batalhas vindouras”, afirmou o parlamentar maranhense.

Segundo o deputado, na Câmara dos Deputados, a direita tentou acabar com o voto proporcional, a única novidade legislativa que o Brasil teve desde 1942 até os dias atuais, para democratizar o acesso ao poder. “Queriam também implementar o Distritão, que traria campanhas mais caras, com votos nas pessoas e causaria, consequentemente, o fim dos partidos políticos”, explicou.

Aos delegados, Rubens Júnior falou do trabalho da Bancada do PCdoB na Câmara para resistir às mudanças, liderados pelos deputados Orlando Silva e Daniel Almeida. “Mas as duas mudanças que foram aprovadas, merecem atenção do partido a partir do próximo ano”, alertou o deputado.

A primeira mudança refere-se à Cláusula de Desempenho. No próximo ano, o partido que não alcançar 1,5% no país, não terá acesso ao fundo partidário, acesso ao tempo de televisão e rádio, e nem assessoria parlamentar. Isso vale tanto para as câmaras municipais, como para as assembléias legislativas e para o Congresso Nacional. “Será praticamente o fim dos partidos pequenos e essa batalha será ‘daqui a pouco’, já em 2018. Já tivemos 1,99% na eleição passada, na próxima, a nota de corte será 1,5%”, alertou.

Também foi aprovado o fim da coligação para 2020. A de 2018 será a última versão, onde necessariamente implica em poucos candidatos, para concentrar os votos. “Para 2020, será necessário que tenhamos um partido ainda mais organizado, e cada vez mais mobilizado no seio da sociedade, disputando um projeto eleitoral.

Esquerda eficiente

Por fim, o deputado federal alertou que a direita está se apegando em uma pauta da eficiência, porém, esse discurso cabe à esquerda também. Lá no Maranhão nós temos um gestor, que é político, e que é de esquerda.

“Eles acham que ser de esquerda é arrochar o orçamento. Mas nós pensamos que ser de esquerda e eficiente é atender o maior número de pessoas. E é por isso que vem acontecendo uma verdadeira revolução no estado do Maranhão. É por isso que temos que mostrar essa mudança para o Brasil todo. É por isso que reforçamos a importância de mostrar a pré-candidatura da Manuela D’Ávila para presidente. Queremos mostrar que o modo de governar dos comunistas está dando certo lá no Maranhão, e pode dar certo também para o Brasil”, finalizou.

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem

%d blogueiros gostam disto: