Deputado Rubens Pereira Jr

Projeto Mais Cultura e Turismo atrai famílias maranhenses e turistas para o Espigão Costeiro da Ponta da Areia

A boa música marcou o primeiro domingo do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, ação do Governo do Maranhão, executada por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), e em parceria com a Prefeitura de São Luís. A estrutura organizada na área do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, em São Luís, acolheu famílias inteiras. 

O professor Wanderson Silva, instrutor da oficina de percussão para crianças de 3 a 9 anos, apresentou uma variedade de instrumentos para a criançada, como pandeiros, caixas do divino, cuíca, castanhola, triângulo, congas e campana. 

Instrumentos e sons que regem as canções do Divino Espírito Santo, Cacuriá, Tambor de Crioula entre outras expressões culturais maranhenses também foram apresentados na oficina. 

Quatro músicos experientes presentearam o público com o melhor da bossa nova. “Nunca imaginei encontrar tamanha variedade e programação de excelente qualidade aqui no Espigão. Vim para apreciar o por do sol e me deparo com essa apresentação”, exclamou o turista de Belém, Paulo José Sardela.

O deputado federal e vice-líder do PCdoB em Brasília, Rubens Pereira Jr., elogiou a iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo. “Levar cultura à população é uma das tarefas básicas do governo e que a todos têm direito. Era nítido no olhar das pessoas a satisfação com o evento”, destacou o parlamentar.

Praia Grande

Como forma de democratizar o acesso à cultura, que é o objetivo do ‘Mais Cultura, Mais Turismo’, São Luís ganha mais um palco de apresentação. De quinta (16) a domingo (19), a Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, também será receberá atrações culturais. 

A programação segue também no sábado (18) e domingo (19), no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. Para o morador e para o visitante, basta se programar e curtir a temporada na capital maranhense.

Atualmente as atividades, que são desenvolvidas pelas Secretarias estaduais de Turismo e Cultura, são realizadas nos polos São Luís e Barreirinhas. A intenção do governo do Estado é transformar o ‘Mais Cultura e Turismo’ em projeto itinerante, percorrendo outros municípios maranhenses.  

Projeto também anima temporada de férias em Barreirinhas

O primeiro fim de semana do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Barreirinhas, principal cidade da área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, teve grande aceitação da comunidade e de turistas. 
A programação diversificada, com música maranhense, grupos de bumba meu boi, quadrilhas e a orquestra da Escola de Música da cidade, animou os moradores de Barreirinhas.

O local escolhido, a Praça do Trabalhador, se tornou a segunda casa das crianças, que participaram de atividades musicais e lúdicas, entre as quais, canto e dança. Destaque para as integrantes da Escola de Música de Barreirinhas, que fizeram um recital com obras de compositores conhecidos, como Luís Gonzaga, Vinicius e Toquinho.

Artistas como Flávia Bittencourt, Carlinhos Veloz e Wilson Zara abrilhantaram a festa. “Importante mostrar a música popular do Estado para os turistas, mas também para os próprios maranhenses, para que eles possam, também, valorizar o que é de casa”, comentou Wilson Zara.

As apresentações de bumba meu boi empolgaram aos presentes, com suas coreografias, cores, magia e ritmo. “É a primeira vez que venho ao Maranhão e esta cultura do maranhense é um espetáculo. Esta manifestação, o Bumba Meu Boi, é única, nunca vi nada igual”, destacou o espanhol Miguel Penna.

Deixe uma resposta

Siga no Instagram @deprubenspereirajr65

Deputado Rubens Pereira Jr

GABINETE PARLAMENTAR - DF

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 574 - Anexo III CEP: 70160-900 - Brasilia - DF

(61) 3215-5574 | 3215-2574

dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br

©2017 - Todos os direitos reservados ao Dep. Rubens Pereira Jr Desenvolvido por i9bem

%d blogueiros gostam disto: